Frase do dia

domingo, 16 de agosto de 2009

A descrição

A descrição é um retrato que se faz de um objeto, pessoa, lugar ou situação. Esse retrato pode ser físico, psicológico ou social.
No texto narrativo, a descrição serve para que o leitor possa ter uma imagem mental do ser, já que há ausência do visual. Serve, também, para que o leitor tenha uma maior intimidade com as personagens e com os lugares.
Nos textos dissertativos, ela pode funcionar como estratégia argumentativa, na medida em que, ao descrever um objeto ou conceito, tem-se como objetivo caracterizá-lo para persuadir o leitor da validade.
Nas passagens puramente descritivas, não há a progressão temporal, é como se o tempo permanecesse estático, os dados são simultâneos. Como não há o movimento, os verbos utilizados são os que indicam estado, os verbos de ligação.
" A casa que se erguia além do gramado era uma estrutura que merecia tal consideração e era o objeto mais característico."
Não havendo a progressão temporal, não haverá mudanças de estado. Os tempos verbais próprios utilizados são o presente do indicativo e o pretérito do indicativo.
"Erguia-se sobre uma colina baixa, acima do rio - sendo este o Tâmisa, a cerca de 65 quilômetros de Londres."
A descrição particulariza o ser, não se fala "de ser humano", mas "do ser humano", de alguém em específico. Para isso, faz-se o de adjetivos, que em uma oração são usados para modificar o substantivo particularizando-o. Uma casa para que seja diferenciada de outros seres ou das demais deve ser detalhada. Uma descrição genérica pouco contribui na caracterização do objeto.
Na ausência de um adjetivo utiliza-se as comparações.
Resumindo, a descrição possui as seguintes características:
  1. é um retrato físico, social ou psicológico;
  2. não há progressão temporal ;
  3. não há mudança de estado - uso dos tempos verbais presente do indicativo e pretérito do indicativo;
  4. Os dados são simultâneos - uso dos verbos de ligação;
  5. particulariza o ser - uso de adjetivos e comparações.

Fonte:

Apostila de Interpretação de Texto - Sistema de Ensino Poliedro

MELO, Luiz Roberto D. de. PAGNAN, Celso Leopoldo. Prática de Texto: Leitura e Redação.Ed., revista e ampliada. São Paulo: Editora W3, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário