Frase do dia

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Narração

A narração tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, está pautada em verbos de ação e conectores temporais.
A narrativa pode ser em primeira pessoa ou terceira pessoa, dependendo do papel que o narrador assuma em relação à história. Numa narrativa em primeira pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador=personagem). Já a narrativa em terceira pessoa traz o narrador como um observador dos fatos que pode até mesmo apresentar pensamentos de personagens do texto (narrador = observador).
O bom autor toma partido das duas opções de posicionamento para o narrador, a fim de criar uma história mais ou menos parcial, comprometida. Por exemplo, Machado de Assis, o escrever Dom Casmurro, optou pela narrativa em primeira pessoa, justamente para apresentar-nos os fatos segundo um ponto de vista interno, portanto mais parcial e subjetivo.
Ao criar um texto narrativo, deve-se ter em mente seis questões a serem respondidas:
  1. O quê? - trata-se do assunto, do episódio central;
  2. Por quê? Explicam-se as causas do corrido;
  3. Quando? É preciso detalhar o tempo, a época do ocorrido; isto não significa necessariamente a ata específica, e sim qual a sequência das ações;
  4. Onde? O lugar ou os lugares em que se passa a história;
  5. Quem? Os personagens envolvido;
  6. Como? Aqui, pode-se entender de que modo ocorreu a história, de que modo enredaram-se as situações; ou ainda, como a história é/foi contada;

Nenhum comentário:

Postar um comentário